sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Infertilidade: novo método aumenta sucesso

Infertilidade: novo método aumenta sucesso
2008/02/07 13:42 - Portugal Diario

Técnica implanta os «bons» óvulos fecundados no útero

MAIS:
Campanha de recolha de esperma
EUA: casal branco tem filha de raça negra
Um novo método microscópico poderá melhorar significativamente as possibilidades de os casais inférteis terem filhos pelo processo de inseminação artificial conhecido por injecção intracitoplásmica de espermatozóide (ICSI), indica um estudo divulgado esta quinta-feira.
Segundo noticia a Lusa, a investigação, realizada por investigadores da Universidade de Bona juntamente com colegas chineses e parceiros industriais, envolveu 124 mulheres. Gravidezes múltiplas podiam pagar infertilidade
Até agora, só um em cada três casais que opta pela ICSI consegue ter filhos. O novo método faz duplicar esta taxa de sucesso - refere o estudo, publicado pela revista Reproductive BioMedicine.
O ICSI, um método recomendado quando o homem produz muito poucos espermatozóides, é o último recurso de muitos casais inférteis para tentarem ser pais. Na maioria dos casos, os médicos conseguem extrair do tecido testicular espermatozóides individuais em funcionamento que depois injectam no óvulo e que ficam a maturar no ovário, normalmente apenas um por mês.
O novo método entra na etapa seguinte, a da implantação dos óvulos fecundados no útero, que deixa de ser deixada ao acaso, independentemente da sua qualidade.
O procedimento desenvolvido pelos cientistas de Bona permite seleccionar os dois melhores candidatos. Para isso, explica o biólogo de reprodução Markus Montag, «observamos o integumento do óvulo por microscopia de interferência diferencial (DIC)». «Observa-se um anel luminoso cor de laranja. Quando mais esse anel brilhar e de modo mais uniforme, maiores são as hipóteses de o óvulo evoluir favoravelmente», afirmou.
Normalmente, só um em cada três ICSI tem êxito. Mas se os médicos usarem dois «bons» óvulos na experiência, a taxa de sucesso aumenta para 50 por cento. Com um ovo «bom» e um «mau» a taxa fica pelos 40 por cento, e com dois «maus» apenas 20 por cento.
A equipa alemã, dirigida pelos professores Markus Montag e Hans van der Vem, em parceria com a Octax Microscience Company, desenvolveu software que analisa a imagem obtida pelo microscópio e propõe os óvulos mais adequados.

Um comentário:

Carla disse...

Um miminho para o nosso blog, que � mesmo *****! Esta no meu blog.
beijocas