quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Associação Portuguesa de Fertilidade, tem adquirido grande visibilidade junto da população, graças ao seu dinamismo, crescente associativo, implementação de variadas acções junto dos órgãos de comunicação social, e entidades competentes e sobretudo pela sua plataforma na internet que disponibiliza um site – www.apfertilidade.org, no qual há um acesso facilitado a várias temáticas subordinadas à fertilidade. Um dos instrumentos mais visitados por mulheres e homens são os Fóruns.
Os fóruns são espaços que oferecem total confidencialidade aos seus participantes, disponibilizam informação, permitem a sensibilização para determinadas problemáticas no âmbito da fertilidade e facilitam a aproximação de casais que partilham ao fim ao cabo, de questões idênticas.
Foram portanto os fóruns disponibilizados pela APFertilidade, o ponto de partida para a criação do grupo de apoio do Algarve.
Com a visita regular aos fóruns da APFertilidade por parte dos seus utilizadores, foi sendo notória uma crescente necessidade de aproximação, nomeadamente física, visto que no decorrer do tempo e assiduidade ao acesso informático, foram criados laços de empatia, intimidade, entre-ajuda e amizade pelos seus participantes.
Começaram a surgir as primeiras iniciativas, através do convite a todos a participarem em encontros mensais. Tratava-se da organização de lanches, em local e hora determinada, que eram colocados no Fórum. Todos os interessados, inscreviam-se e, porque as pessoas não se conheciam, um dos acessórios obrigatórios era uma fita azul que permitia a identificação daquela pessoa ao grupo.
Foi em Junho de 2007 que se realizou o primeiro lanche do grupo do Algarve. A partir desta fase, foram-se realizando aos Domingos, um lanche por mês. No total, foram organizados quatro lanches, durante os quais se convivia, partilhavam vivências, festejavam-se resultados positivos e apoiavam-se os negativos.
Após o workshop realizado em Outubro sobre a Rede Nacional de Grupos de Apoio, as coordenadoras locais promoveram uma série de contactos formais e informais, com instituições de solidariedade social, juntas de freguesia e câmaras municipais, no sentido de se arranjar um espaço fisico para a realização das sessões do grupo de apoio.
Nesta primeira fase, deparámo-nos com alguns constragimentos, pela falta de apoio na disponibilização de instalações locais e/ou mobilização de recursos humanos que permitissem efectivar o arranque do grupo de apoio a casais inférteis do Algarve.
Em Novembro de 2007, foram gentilmente cedidas as instalações da Clinica de S. Miguel em Olhão. Trata-se de uma clinica médica localizada a 7km de Faro, com uma localização estratégica, capaz de facilitar o acesso de pessoas, desde o Barlavento ao Sotavento.
As sessões do grupo de Apoio do Algarve, decorrem no 1.º Domingo do mês, pelas 16 horas.

Sejam muito bem-vindos!

8 comentários:

SL disse...

PRIMEIRA!!!!!!!!!!!!!!!

Xiça que o vosso blog ta todo catita! Assim ate envergonham blogs mais modestos como o meu :)

Agora mais a sério: Muitos parabens pela iniciativa. Vocês são uns anjos :)))))

Beijocas grandes

Elsa S disse...

Gostei! Está simples mas muito bonito e contêm aquilo que mais importa: o apoio, carinho e amizade que tanto necessitamos nesta luta!

Parabéns APFertilidade, Dina, Carla, Catarina e todos os membros do grupo do Algarve!

Beijinhos!

www.justwords.blogs.sapo.pt

Birdie disse...

Olá!!!!

Muitos, muitos Parabéns pela iniciativa!!!

E mais uma vez digo: É um ORGULHO pertencer a um grupo como o nosso!!

Um bem-haja a todas vós...

Um grande beijinho**

Sem Desistir disse...

Olá,
Sem dúvida que este blog está muito acolhedor!!!!
Bem hajam

Anônimo disse...

Venho apenas vos dar os parabéns por mais uma iniciativa que com certeza vai estar rodeada de muito apoio e amizade.
Beijinhos.

CARLUXA disse...

Quero deixar aqui um beijinho muito especial a estas meninas que fazem parte deste grupo de apoio.
Desejar as maiores felicidades e que sejam a luz para tantas meninas como vocês que passam pela infertilidade.
E parabéns pois o blog está com muito bom gosto.
E olhem que eu sou arquitecta.
Beijocas

Anônimo disse...

parabens meninas!!!

está lindo sim senhor.

toda a sorte é o que vos desejo

beijinho da amiga Life

Anônimo disse...

que bem!!!!!!
desejo-vos todas as felicidades neste projecto!!!!
se soubessem o bem que fazem a pessoas como eu, que sofrem quase caladas...

obrigada pelo apoio!!!!

isabela